quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Para americanos, "sonho" de Luther King ainda está longe de ser realidade

Cinquenta anos não foram suficientes para que os norte-americanos pudessem colocar em prática o apelo feito por Martin Luther King em 28 de agosto de 1963, quando compartilhou com a nação "I have a dream" ("Eu tenho um sonho"), o aclamado discurso pedindo o fim da segregação racial nos Estados Unidos.
Reunidas no Memorial Lincoln por ocasião da Marcha de Washington, em protesto contra o preconceito e a discriminação, milhares de pessoas ouviram um dos discursos mais importantes na história dos EUA e também um dos mais inspiradores.
Em 1963, os negros norte-americanos já estavam livres da escravidão havia cem anos, mas era uma época em que muitos ainda viviam na pobreza, não podiam votar nem se casar com brancos em alguns Estados.
E o que mudou desde então?
Pela primeira vez em sua história, em 2008 os EUA elegeram seu primeiro presidente negro, Barack Obama, e o reelegeram em 2012. Mas o "sonho" que Luther King tanto desejou ver realizado ainda está longe de se tornar realidade, pelo que indica o Pew Research Center.

TESTE: O QUE VOCÊ SABE SOBRE MARTIN LUTHER KING?

  • O instituto norte-americano de pesquisas perguntou a 2.231 adultos "o quanto os EUA progrediram, nos últimos 50 anos, na direção do que foi sonhado por King sobre igualdade racial?". As respostas mostram que negros e brancos ainda vivem em países diferentes.
    Para 45% dos entrevistados, os Estados Unidos tiveram um progresso considerável em relação à igualdade racial –isso é verdade para 48% dos brancos e 32% dos negros que responderam a enquete.
    Entre os brancos, 49% dizem que muito mais precisa ser feito para alcançar a igualdade racial, enquanto 79% dos negros afirmam que ainda falta muito para esse objetivo.
    Quando a questão é o tratamento em escolas, na polícia, na Justiça e em outras instituições públicas, os negros se mostram mais pessimistas, mas uma parte dos brancos concorda que há desequilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A superação é a arte de transformar as dores em aprendizados.

  O sucesso não está na perfeição, mas na habilidade de superar os desafios com coragem.